Kusa di Kása - Restaurante - Rostóranti
Káma ku Kafé - Bed and Breakfast
Informazioni e Assistenza Turistica

  • Quem somos, a nossa História:

  • A estranha aventura começa no longínquo 2005 e nasce do encontro, na Cidade Velha, dum casal de reformados italianos e Isa, uma jovem cabo-verdiana de 25 anos.
    Depois de quatro anos de relativo descanso naquela bela aldeia, os dois italianos decidem fazer algo sério pelos seus novos concidadãos.
    “Inventam” um Restaurante (que abriu no 25 de Abril de 2005) que conjuga a cozinha tradicional italiana com os ingredientes e as receitas cabo-verdianas.
    A actividade era inicialmente gerida por três sócios: o casal italiano e Isa, que acreditou nas ideias deles e que se torna rápida e completamente autónoma quer na cozinha, quer a servir às mesas.
    Uma aventura sem nenhum fim lucrativo.
    Os eventuais benefícios devem ser reinvestidos no melhoramento dos equipamentos e nas actividades relacionadas ou colaterais (como por exemplo fornecer sementes e adubos biológicos a agricultores que produzam produtos que não se encontram em Cabo Verde como o manjericão, a rúcula, o aipo, funchos, etc...).
    Em tom de brincadeira, os três chamam à esta iniciativa “uma Cooperativa ao contrário” (antes a actividade e depois os sócios).

  • Seis meses depois (a actividade parecia funcionar...), foram enredadas também Gracinha, Neusa e Neida, três jovens com pouco mais de 20 anos. Neste momento, teoricamente, o staff está completo.
    Falta apenas trabalhar em grupo para que cada uma possa desempenhar perfeitamente todas as actividades desenvolvidas.

  • No dia 30 de Setembro de 2006, ocorreu a passagem de quotas, a título gratuito, às quatro jovens que neste momento já são (quase) completamente autónomas.
    O Capital Social é desde esse dia composto da seguinte forma: Isa – (Administradora única) 20%; Gracinha 20%, Neusa 20%, Anna 20%. As primeiras quatro são as reais proprietárias da actividade e vão-se ocupar da sua gestão trabalhando a tempo inteiro.
    A quota minoritária mantida da Anna terá o seu destino definitivo dentro de aproximadamente um ano. Pode vir a servir para acolher um outro sócio/a ou será subdividida pelas sócias existentes.

  • No dia 1 de Julho de 2007, quando os dois italianos se preparam para deixar Cabo Verde e as jovens ao próprio destino, aconteceu o imprevisto.
    O proprietário da casa oferece-lhes o apartamento no andar de cima onde é possível construir três quartos para alugar aos turistas.
    Um autêntico Bed & Breakfast que daria um novo impulso também à actividade do restaurante.

  • No dia 10 de Setembro de 2007, a Anna e o Alberto abriram, oficialmente, o Bed & Breakfast “Kama ku Kafé”.

    • Tradução
      de Cristina Aibéo