Orçamento da Viagem

Damos-lhes, a seguir, um breve panorama dos custos fixos com que deverão arcar para a organização e a realização da viagem, para que possam fazê-la sem (ou pelo menos com os mínimos) imprevistos de natureza econômica.

Por favor, indiquem-nos eventuais informações inexatas ou modificações a serem feitas.


foto di Giampaolo

Vôo Internacional
(para procurar e reservar um Vôo Internacional veja: http://www.cvfaidate.com/ptvoliinternazionali.htm )
  • Se vocês saírem de Portugal e o seu destino for Sal ou uma das ilhas de Barlavento (Boavista, São Nicolau, São Vicente, Santo Antão) seu vôo vai sair entre 600 e 700 euros.
    Considerem, porém, que aparecem muitas “ofertas” ao longo do ano a preços inferiores e que, na alta estação, os preços podem aumentar consideravelmente. Há conexão aérea entre Cabo Verde e Lisboa todos os dias pela TAP e a TACV. Os vôos da TAP e os da TACV vão às vezes a Sal e outras vezes a Praia.

    Se o seu destino final não for Sal ou uma das ilhas de Barlavento (Boavista, S.Nicolau, S.Vicente e Santo Antão) terão a opção de chegar diretamente a Praia.
    Vai sair-lhes um pouco mais caro, mas tenham em conta que os vôos internos são caros e que Sal oferece realmente pouco para um turista que não desejar apenas sol e praia.
    Diríamos quase que, se a sua máxima aspiração for passar uma semana de relax em Sal, vão poder prescindir serenamente de viajar “por conta própria”. Os pacotes “all inclusive” evitam-lhes qualquer problema e, provavelmente, vão lhes sair apenas um pouco mais caros do que só a passagem aérea.

  • Desde o Brasil, a única conexão direta é o vôo de Fortaleza a Praia. Este vôo, da TACV, está previsto uma vez por semana e seu custo varia entre 700 e 800 euros.

    Visto
    (veja: http://www.cvfaidate.com/ptvoliinternazionali.htm#visti)
    Para entrar em Cabo Verde é necessário apresentar o passaporte com Visto de entrada.
    Vocês poderão obter o Visto:

  • antes de partir junto à Embaixada de Cabo Verde no seu país;
  • por meio da Operadora de Turismo que lhes fornece o vôo;
  • ou, só se vocês forem cidadãos europeus, também poderão obtê-lo na chegada ao aeroporto de Sal ou de Praia. Neste caso, o custo è de 25 euros.
    Prestem muita atenção porque facilmente lhes darão o Visto apenas por uma semana. Mostrem, antecipadamente, sua passagem de volta e peçam o visto com validade até aquela data. Se vocês perceberem com atraso deverão pedir a prorrogação.

    Nossa recomendação, se a sua viagem não for com fórmula "tudo incluído" ou não durar apenas uma semana, também se vocês forem cidadãos europeus, é que saiam do seu país com o Visto.

    Dormir
    (veja Onde Dormir em: http://www.cvfaidate.com/ptdovedormire.htm )
    Esqueçam a classificação por estrelas. Em Cabo Verde elas não significam nada. Um apartamento para duas pessoas com café da manhã, limpo e, quase sempre, com banheiro custa de 30 a 40 euros (o que não é pouco em se tratando de um país de Terceiro Mundo!).
    Com este preço quase nunca terão água quente, quase sempre ventilador, jamais ar condicionado.
    Naturalmente, existem em quase todas as ilhas hotéis de categoria superior; mais raramente, de categoria inferior.

    Comer
    (veja Onde Comer em: http://www.cvfaidate.com/ptdovemangiare.htm )
    Em compensação, comer sai relativamente barato: de 10 a 15 euros por refeição (comendo ótimo peixe). Os preços dos restaurantes em Sal e Boavista são quase o dobro.

    Transportes Internos
    (veja os Vôos Internos em: http://www.cvfaidate.com/ptvoliinterni.htm )

  • O preço dos vôos internos, considerando só a ida, varia de cerca de 100 euros para os trajetos mais longos (Sal-Praia; Sal-S.Vicente; Praia-S.Vicente) a 50/70 euros para os mais curtos (Praia-Maio; Sal-Boavista).
    Os de ida e volta custam pouco menos que o dobro.
  • Poderão se deslocar de uma ilha a outra por mar só se tiverem muito tempo à disposição (para os Transportes Marítimos consulte: http://www.cvfaidate.com/ptvoliinterni.htm#trasportimarittimi )
    Custa muito menos do que o avião. Os trajetos mais longos não superam os 30 euros (um pouco mais se reservarem uma cabine para dormir).
  • Alugar um carro (para os Transportes Terrestres consulte: http://www.cvfaidate.com/ptvoliinterni.htm#trasportiviaterra )
    custa de 50 a 60 euros por dia (geralmente, com 100 kms incluídos), mas não é possível fazê-lo em todas as ilhas (veja os Guias Práticos de cada ilha: http://www.cvfaidate.com/ptleguide.htm ) .
  • Poderão também se movimentar de táxi com custos só ligeiramente superiores aos com que teriam que arcar para alugar um carro.
  • Os deslocamentos com transportes públicos, bem mais baratos, não lhes permitem parar onde quiserem para bater fotos ou outras coisas e lhes fazem perder bastante tempo (uma Kombi só sai quando estiver cheia).
    .